sábado, 26 de maio de 2012

A diferença entre Hacker e Cracker


Atualmente existem algumas confusões que são feitas entre Cracker e Hacker, muita gente acha que são iguais, que signifiquem a mesma coisa ou que os dois sejam pessoas ruins. Este artigo esclarece a diferença entre esses dois conceitos.
Primeiramente, o significado original de Hacker é aquela pessoa que aprende alguma habilidade mexendo, fazendo suas próprias descobertas, de forma auto-didata, sendo bons naquilo que aprendem e por sua vez, dentro da Informática esses Hackers passam a fazer melhoramentos em aparelhos e tecnologias que conhecem para uso próprio, dos usuários do produto e comunidade em geral. Por tanto, não há nada de mal nisso, é o conhecimento direcionado a aperfeiçoamento e sem qualquer interesse em lucro ou causar prejuízos e danos.
                                   

Os melhores Hackers chegam a ser contratados por empresas de segurança para prestar consultoria, apontar falhas e outras coisas. São exemplos: Linus Torvalds, Richard Stallman, Andrew Tanenbaum e Alan Cox. Kevin Mitnick que originalmente era conhecido por suas atividades criminosas hoje também se enquadra nessa categoria como Palestrante e Consultor.
O Grupo Anonymous, o qual ilustra o fragmento do artigo (figura com uma taça de vinho) também tem sido defendido por Richard Stallman e figuras públicas do ramo, embora alguns questionem a ética, as ações e o papel do grupo.
Já os Crackers são aqueles que tem muitas vezes as mesmas bases que os Hackers, o mesmo conhecimento mas o utilizam para se beneficiar, conseguindo lucro ou prejudicando/danificando órgãos do governo, pessoas e sociedade em geral. A atividade de um Cracker é considerada criminosa e por tanto passível de prisão.
                                   
Existe até uma classificação que diferenciam os dois conceitos que são os Hats ou chapéis:

White Hat: São os Hackers que se enquadram dentro da lei e desenvolvem suas atividades dentro destas, preocupados inclusive com a ética do grupo ao qual pertencem.

Gray Hat: Defendem a invasão dos sistemas e redes desde que não roubem, violem os dados ou divulguem as informações obtidas.

Black Hat: São os Crackers, não têm ética e são considerados criminosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário